quinta-feira, 2, maio, 2024
26 C
Cuiabá

Fórum Sindical exige 3ª parcela da RGA e ameaça Governo com paralisação em 48h

Date:

Fonte/Rdnews  

Cerca de 600 servidores do Estado, liderados pelo Fórum Sindical, realizam ato público em frente à secretaria estadual de Gestão (Seges) para cobrar o pagamento da terceira parcela da Revisão Geral Anual (RGA) de 2017. Caso não sejam atendidos em 48h, prometem paralisar as atividades por um dia para pressionar o Executivo.

O percentual de reajuste é de 2,20% e os servidores exigem que seja incluído na próxima folha de pagamento. A data prevista é 10 de outubro.

Liderados pelo Fórum Sindical, cerca de 600 servidores do Estado, em ato público em frente à Seges para cobrar pagamento da 3ª parcela da RGA

Pela manhã, o Fórum Sindical esteve reunido com os secretários Ciro Rodolpho (Casa Civil) e Ruy Carlos Castrillon de Fonseca (Seges). Os sindicalistas foram informados que o governador Pedro Taques emitiu ordem de serviço para atualização da tabela, o que garante a RGA na próxima folha, mas sem a data para realização do procedimento administrativo.

“Caso até o dia 26 a tabela não seja implentada, nós nos reuniremos de novo na  porta da Seges, como foi hoje, para deliberarmos se haverá a paralisação de 24 horas. Caso não resolver, determinaremos uma de 48h, e se não resolver, partir para paralisação total”, disse  Edmundo César, representante do Fórum Sindical.

No entanto, Edmundo César nega que a possível paralisação, que coincide com as eleições marcadas para 7 de outubro, tenha cunho eleitoreiro. Alega que o funcionalismo somente cobra o cumprimento do acordo firmado no ano passado.

O Governo do Estado já pagou as duas primeiras parcelas da RGA de 2017, sendo  2,19% em novembro de 2017 e 2,19% em abril de 2018 . O índice é calculado com base na inflação anual.

Ocorre que o Tribunal de Contas do Estado, em decisão monocrática e depois homologada pelo Pleno, suspendeu a RGA dos servidores do Poder Executivo alegando risco à saúde financeira do Estado e agressão à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).  No entanto, o Fórum Sindical  nega que a cautelar incide sobre a reposição salarial e segue reivindicando pagamento.

 

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Contador Público e sua importância para a sociedade

Na última quarta-feira (24/04), os alunos do primeiro semestre...

Força-tarefa é realizada para evitar bloqueio de pagamento de aposentados e pensionistas de MT

O Conselho de Previdência de Mato Grosso aprovou a...

7.900 servidores aposentados ainda não atualizaram o cadastro

Confira a matéria do Bom dia MT, jornal regional,...

Golpistas tentam enganar inativos de MT

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) informa que beneficiários tem...
Feito com muito 💜 por go7.com.br