Sinpaig busca garantir representatividade dos servidores em discussão sobre fechamento de agências fazendárias.

Na última terça-feira (11/04), diretores do Sinpaig participaram de reunião com o chefe do SAC da Secretaria de Estado de Fazenda/Sefaz, Rafael Vieira. Ele também é o responsável pela idealização dos novos produtos e serviços tecnológicos, que ao que se tem notícia, substituirão o atendimento presencial nas agências fazendárias. O resultado? O fechamento de todas as Agenfas nos próximos anos.

Foram debatidos pontos importantes para os servidores lotados nas agências fazendárias do interior do estado, que diante do desencontro de informações, vivem a mercê da insegurança e das “conversas de corredor”.

“Entregamos nas mãos do Sr. Rafael Vieira um questionário bastante abrangente sobre essas incertezas que afligem os servidores. O Sinpaig decidiu oficializar todo o processo de diálogo, no sentido de ser o mediador dessa questão de agora em diante, garantindo assim representatividade aos sindicalizados nessa discussão”, destacou o presidente do sindicato, Antônio Wagner.

Um dos questionamentos do ofício protocolado, é se já houve algum diálogo institucional da Secretaria de Fazenda com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão/Seplag, no sentido de regulamentar normativamente, ainda que excepcionalmente, o home-office para estes servidores lotados no interior e que serão afetados pelo fechamento dos seus locais de trabalho. A resposta, ainda informal, foi que não houve diálogo. O presidente do Sinpaig, por sua vez, afirmou que fará uma provocação oficial à Seplag para que, em conjunto com o RH da Sefaz, possam iniciar um trabalho técnico para contemplar tal perspectiva.

A assessora jurídica do sindicato, dra. Camila Coelho, reforçou ser possível a elaboração de um Acordo Coletivo de Trabalho, nos moldes definidos na Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho/OIT, para resguardar estes servidores. A ação pode ser feita em conjunto com o Sinpaig e as referidas secretarias de estado.

Outro ponto solicitado pelo sindicato na reunião foi a realização de uma live do Governo junt aos servidores da área meio lotados no interior. A sugestão foi aceita pelo Sr. Rafael Vieira, ficando agendada para dia 08 (oito) de maio, às 15:00 horas, para os servidores poderem tirar todas as dúvidas pertinentes. O link será criado pela comunicação da Sefaz e será enviado no dia da reunião pelo sindicato.

A agenda desta terça-feira (11) foi solicitada pelo presidente do sindicato, Antônio Wagner, que juntamente com o tesoureiro, Alexssander Camargo, a assessora jurídica e o diretor de relações com o interior Leando Xavier, representaram o sindicato. Mais dois analistas da área meio lotados na Agenfa de Cáceres, os senhores Miguel Castrillon e o Dr. Flavilson, que se encontravam em Cuiabá, foram convidados e também participaram da reunião.