quinta-feira, 9, maio, 2024
25 C
Cuiabá

2° Seminário de Integração e Formação Sindical aborda temas de interesse da Área Meio

Date:

“ O  encontro é  de grande importância aos profissionais da carreira, tanto que trata de temas a relevantes de direito da categoria, inclusive o  desrespeito constante da Constituição Federal. E com o veto presidencial ao Projeto de Lei que regulamentava a negociação coletiva do setor público junto á sociedade”, disse o presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso(Sinpaig-MT), Edmundo César Leite, durante  o 2° Seminário de Integração e Formação Sindical realizada pela entidade da Área Meio, sexta-feira, 25 de maio, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso(Sinttcontas-MT)

 Ainda segundo Edmundo, encontrar soluções , levantar a estima da categoria , unificar ações jurídicas e sindicais , são pontos fundamentais para o fortalecimento das entidades sindicais e a prevenção dos direitos coletivos, e, a realização desse Seminário é de fundamental importância,  devido traçar as estratégias necessárias ao enfrentamento , bem como a conscientização política dos servidores , frente ao cenário nada alvissareiro que é  vislumbrado.

O  diretor jurídico do Sinpaig-MT, Antônio Wagner de Oliveira,  agradeceu a presença dos  profissionais da Área Meio de Cuiabá e do  interior do Estado , além de  servidores públicos   que  participaram do evento.

“ Com a abordagem de assuntos atuais, conduzidos por palestrantes de renomes nacionais, os servidores tiveram a oportunidade de  absorver   pontos  de interesse da categoria, principalmente, saber  das nossas funções sociais”, disse Wagner.

Já o José Monteiro, vice-presidente do sinpaig-MT,  ministrou a palestra, Carreira dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. Destacando a lei complementar  de Nº 04, de 15 de outubro de 1990.

“ Ficam submetidos ao regime jurídico desta lei, os servidores  dos Poderes do Estado da Administração  Direta, das Autarquias e Funções criadas e mantidas pelo Estado  de Mato Grosso, regida pelo Estatuto dos Servidores públicos civis do Estado, de que trata da lei Nº 1.638, de 28 de outubro de 1961”, disse Monteiro, que detalhou  sobre os contratos  individuais de  trabalho  que se extinguem automaticamente pela transformação  dos empregos e funções, ficando assegurados aos respectivos  ocupantes a continuidade da  contagem  de tempo de serviço para fins de férias, bem como gratificação natalina anuênio , aposentadoria e disponibilidade , e ao pessoal optante nos termos  da lei  Nº 5.107, de 13. 09.  66  o levantamento do FGTS.

O advogado com ampla atuação em Direito Público, administrativo,     Direito Previdenciário e Direito Constitucional,   Cláudio Renato do Canto Farág, conduziu a palestra previdência complementar no serviço público –seus prós e contras.

“ Todos os dias nos jornais nós temos  as noticias  de rombos  e fraudes  em torno da Previdência  Pública complementar.

 Isso ocorre  essencialmente pela  falta de participação efetiva  dos servidores.  Quando  se põe na mídia que a previdência complementar  é a panaceia,  a solução para os problemas  da previdência do servidor público , devemos ouvir isso com um pouco de cuidado.  Digo isso em vista  do fato de que, inicialmente teremos um grande volume  de recursos públicos  que serão utilizados  sem fiscalização. Ouse seja, assim  como a previdência pública hoje, dizem que ela está  quebrada, futuramente a previdência complementar também  estará se não houver fiscalização. Isso é um patrimônio essencial e ao futuro de todos os servidores”, explicou Cláudio.

 O empresário  e estudioso do comportamento humano, Aly Baddauhy JR , apresentou durante o evento, sobre  o Poder da Escolha. Estudioso do comportamento humano,  ele acredita que o fator isolado mais importante para o sucesso ou o fracasso empresarial está na qualidade das pessoas. Não existe profissional melhor, existe sim um ser humano melhor.

A advogada e  especialista em Direito Coletivo do Trabalho e negociação coletiva do setor público, Zilmara de Alencar  e  André Luís dos Santos, diretor da Empresa Contatos Assessoria , Analista Politico do DIAP, Especialista em Politica e Representação Parlamentar, apresentaram o  movimento Sindical dos Servidores públicos: Evolução e Contemporaneidade.

“ Sempre participo das ações do Sinpaig-MT. As palestras  oferecidas pela  entidade tem sido importante e esclarecedoras, principalmente quando fala em previdência social, além da valorização da carreira dentro do funcionamento público.

O Sindicato , presidido por Edmundo César  valoriza os profissionais da carreira. Graças a diretoria do Sinpaig-MT,  conseguimos avançar  em diversos âmbitos, inclusive salariais. E mais uma vez  esse sindicato está  proporcionando conhecimento através de eventos como esse para os servidores. Parabéns a toda diretoria pelo trabalho”, destacou ,  Misael Correa, servidores da Área Meio da cidade de Primavera do Leste.

Assista o vídeo completo do Seminário:

Da Assessoria do sinpaig/MT

 

 

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Ampliado o Prazo para Recadastramento no MTPrev Garantindo o Atendimento Integral aos Servidores

O prazo para o recadastramento junto ao MTPrev foi...

Tesoureiro do SINPAIG despacha com Presidente do MT Saúde

Na última quinta-feira (19/04), o tesoureiro do Sinpaig ,...

Contador Público e sua importância para a sociedade

Na última quarta-feira (24/04), os alunos do primeiro semestre...

Força-tarefa é realizada para evitar bloqueio de pagamento de aposentados e pensionistas de MT

O Conselho de Previdência de Mato Grosso aprovou a...
Feito com muito 💜 por go7.com.br