segunda-feira, 24, junho, 2024
25.9 C
Cuiabá

Presidente da AMM diz que OSS não deram certo

Date:

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Valdecir Colle, o “Chiquinho do Posto” (PSD), criticou a gestão terceirizada da saúde nos hospitais regionais e afirmou que as Organizações Sociais de Saúde (OSS) não deram certo em Mato Grosso.

O rompimento do contrato com o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas) para a gestão de três hospitais no Estado seria uma das evidências disso.

“As OSS não deram certo. A gestão da saúde tem que ficar nas mãos do poder público, e os funcionários públicos têm que ter maior qualificação, remuneração e valorização da categoria”, opinou o prefeito.

Na avaliação do prefeito, os contratos com essas entidades não tiveram sucesso porque elas vieram de outros Estados, com realidades distintas das de Mato Grosso, e não conseguiram se adaptar às especificidades locais.

“As OSS encontraram em Mato Grosso uma saúde diferente das que esses gestores estavam acostumados a lidar. Aqui as distâncias são maiores e grande parte do atendimento se concentra na Capital e cidades-pólo”, observou.

“Com a saúde nas mãos do Governo, será preciso investir primeiro na saúde preventiva, para depois qualificar a alta e média complexidade. E tudo isso a um custo menor do que as OSS, e com mais qualidade”, afirmou.

Atrasos nos repasses

O prefeito reclamou, ainda, do atraso nos repasses da saúde, tanto os voluntários como os do Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Implementação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Paici). No total, o Estado deve R$ 7 milhões a diversos municípios.

“Se atrasa o dinheiro da atenção básica, compromete a aquisição de remédios e o pagamento da equipe: médicos, enfermeiros, funcionários. Isso reflete diretamente na população, pois pode levar ao mau atendimento”, disse Chiquinho.

Fonte: Mídia News

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Servidor público é eleito presidente do Diretório Municipal do Solidariedade

Paulo Henrique é Analista Administrativo desde 2014 e teve...

Mato Grosso Conquista Nota Máxima na Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2024

O Governo de Mato Grosso obteve a nota máxima...

Auditores fiscais do Trabalho repudiam fala de dirigente da CNA sobre trabalho escravo

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait)...

Na OIT, Luiz Marinho defende sindicatos e taxação de grandes fortunas

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, discursou...
Feito com muito 💜 por go7.com.br