sábado, 27, abril, 2024
27 C
Cuiabá

“Projeto é guerra travada aos servidores”, afirma Fórum Sindical

Date:

Da assessoria

“Declaração de guerra”, essa foi a expressão dada pelo Fórum Sindical, composto por 32 categorias do funcionalismo público de Mato Grosso ao tomar conhecimento do texto que seria o projeto estabelecendo teto para os gastos públicos no Estado.O projeto prevê o congelamento de salários dos servidores públicos, civis e militares até o ano de 2020, segundo informações circulando pela internet.

Entretanto, o Governo do Estado, nega que o texto seja oficial, tanto que até na tarde desta quarta-feira (21) a Mensagem não foi enviada para Assembleia. “O Fórum Sindical vem a público esclarecer que tomou conhecimento do texto do projeto de lei que será apresentado pelo governador Pedro Taques, que é uma verdadeira declaração de guerra aos direitos dos servidores públicos e da população do Estado de Mato Grosso”, afirmou o Fórum Sindical, através de nota enviada a imprensa nesta quarta-feira (21).

O governo de Pedro Taques quer atacar os serviços públicos de Mato Grosso, deixando a população do Estado mais exposta e ainda mais fragilizada.

“Após a reação do Fórum Sindical, o Governo negou à imprensa que o projeto seja exatamente esse. Mas os servidores públicos não vão cair nessa conversa mole”, completa a nota.

Uma das recusas desse projeto por dos servidores públicos está ligado com a revogação das carreiras, além do congelamento dos  salários por quatro anos, congela progressões e ajustes,  impondo  aumento do percentual da Previdência para 20% em 2017.

“O governo de Pedro Taques quer atacar os serviços públicos de Mato Grosso, deixando a população do Estado mais exposta e ainda mais fragilizada. Segue a lógica do Governo Federal de Michel Temer, que fez aprovar no Congresso Nacional a PEC 55 e o PL 257, ambos com duros ataques aos direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro, notadamente na saúde e na educação”, diz outro trecho da nota.

O Fórum Sindical está acampado simbolicamente na Assembleia Legislativa desde a última segunda-feira (19) para acompanhar as próximas sessões da Casa.

Prometendo radicalizar   se o projeto for aprovado pelos deputados estaduais sem uma conversa  com as categorias.

“O Fórum Sindical convoca a população e os servidores públicos de Mato Grosso a defender o serviço público e a repudiar essas propostas do Governo Pedro Taques, principalmente agora que está desmoralizado, envolvido em sérias denúncias de corrupção e caixa 2 e, antes de apresentar qualquer proposta de mudança, tem o dever político e moral de dar satisfações à sociedade, como “paladino da justiça”, já que sempre repetiu que foi eleito para governar, e não roubar”, pontuou.

Entenda o projeto

O texto proíbe as contratações e nomeações de servidores públicos, vedando a concessão das progressões, promoções e aproveitamentos de tempo de serviço e o pagamento de indenizações de licença-prêmio e de férias ao funcionalismo público, exceto em casos de rescisão.

Na questão da Revisão Geral Anual (RGA), ele admite o pagamento desde que haja o crescimento da Receita Corrente Líquida do Estado.

Já que a RGA estaria dependente ao reestabelecimento do limite prudencial (46,55%) de gastos do Executivo com folha de pagamento.

Atualmente, o Governo extrapola o percentual de 50% em gastos com a folha.

O projeto prevê ainda a redução de 50% dos valores das verbas indenizatórias e compensatórias, instituídas por lei, nas carreiras do Estado.

O texto também trata da alíquota da contribuição previdenciária dos servidores, que passará de 11% para 14%, em três anos, tendo início a partir de 2017.

 paulo taquesNota na integra

FÓRUM SINDICAL- MT

O Fórum Sindical vem a público esclarecer que tomou conhecimento, na tarde desta terça-feira, do texto do projeto de lei que será apresentado pelo governador Pedro Taques, que é uma verdadeira declaração de guerra aos direitos dos servidores públicos e da população do Estado de Mato Grosso.

Após a reação do Fórum Sindical, o governo negou à imprensa que o projeto seja exatamente esse. Mas os servidores públicos não vão cair nessa conversa mole!

O projeto, em sua essência, é esse mesmo: acaba com carreiras, congela salários por quatro anos, congela progressões e enquadramentos e ainda impõe o aumento da alíquota da previdência, para 20 % em 2017.Tudo isso para os servidores ativos e inativos.

 

Repetimos: esse projeto é uma declaração de guerra à população e seus direitos, e o Fórum Sindical vai defender os direitos dos servidores e da população.

O governo de Pedro Taques quer atacar os serviços públicos de Mato Grosso, deixando a população do Estado mais exposta e ainda mais fragilizada. Segue a lógica do governo federal de Michel Temer, que fez aprovar no Congresso Nacional a PEC 55 e o PL 257, ambos com duros ataques aos direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro, notadamente na saúde e na educação.

 

O Fórum Sindical convoca a população e os servidores públicos de Mato Grosso a defender o serviço público e a repudiar essas propostas do governo Pedro Taques, principalmente agora que está desmoralizado, envolvido em sérias denúncias de corrupção e caixa 2 e, antes de apresentar qualquer proposta de mudança, tem o DEVER político e moral de dar satisfações à sociedade, como “paladino da justiça”, já que sempre repetiu que foi ELEITO para governar, e não roubar.

 

Se essas propostas forem enviadas à Assembleia Legislativa, devem ser rejeitadas pelos deputados, que devem representar a vontade do povo.

 

Caso sejam aprovadas, essas propostas provocarão a imediata reação dos servidores e da população, que defenderão por todos os meios os serviços públicos e seus direitos básicos à educação, saúde, segurança e assistência.

 

O Fórum Sindical não se curvará e estará à frente dessa luta!

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Golpistas tentam enganar inativos de MT

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) informa que beneficiários tem...

Dia do Contabilista: 25 de abril

Hoje celebramos o Dia do Contabilista, uma ocasião dedicada...

ABRIL VERDE – Cerca de 5 mil casos de acidentes de trabalho tramitam no TRT/MT

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso possui cerca...

Quatro anos após resgate, casal é condenado a prisão por escravizar Madalena Giordano

A família que escravizou Madalena Giordano desde os 8...
Feito com muito 💜 por go7.com.br