quinta-feira, 13, junho, 2024
25 C
Cuiabá

Reforma do Arquivo Público de Mato Grosso é marcada por homenagem a servidora da carreira.

Date:

O Sinpaig marcou presença de destaque na cerimônia de entrega da Reforma do Arquivo Público do estado. O evento, que contou com a ilustre presença do Governador Mauro Mendes, teve como representante do SINPAIG o Tesoureiro Alexssander de Camargo.

Uma das emocionantes homenagens do dia foi para Yumoko Takamoto, profissional aposentada da área meio, cujo trabalho dedicado recebeu reconhecimento direto do Governador Mendes, em uma demonstração de apreço pelos anos de serviço prestados ao Arquivo Público.

Além disso, o Secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Basílio Bezerra, destacou o papel crucial da área sistêmica na realização da restauração do Arquivo Público, enaltecendo o esforço coletivo envolvido nesse importante projeto para a preservação da memória e da história do estado.

Vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o Arquivo Público detém a custódia de 54 mil caixas de documentos em seu acervo. O mais antigo desses registros remonta a uma carta redigida pelo conselheiro Francisco da Silva Corte Real em 1713. A instituição é encarregada da gestão documental do estado e da preservação da memória histórica por meio de seus documentos.

No evento de entrega, Mauro Mendes ressaltou a importância do equipamento público como guardião da história de Mato Grosso.

“Isso aqui não é só um prédio que está mais bonito, mais bem conservado. Aqui tem a história de muitos que nos antecederam. E um dia, tantos outros nos sucederão e eu espero que cada um ao seu tempo e ao seu modo, cumpra o seu papel. E é isso que é fazer história. Uma história que é feita por governadores, que é feita por todos aqueles que têm, às vezes, importantes responsabilidades. Mas ela é feita por todos os cidadãos que vivem na sociedade”, ressaltou o governador.

O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Basílio Bezerra, destacou o valor inestimável do Arquivo Público e sua relevância para a administração do Estado.

“Há 23 anos que este edifício não recebia nenhuma obra estruturante como a que estamos entregando. E isso é possível porque o governo criou as condições para a entrega de uma obra que tem um valor inestimável à sociedade. Hoje, a população mato-grossense recebe um novo espaço de visitação, que oferece cultura e mostra a nossa história”, pontuou.

 

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Confira Lista de Convênios e parcerias do SINPAIG

Veja abaixo a lista de todos os convênios ativos...

Justiça condena Prefeitura de VG a pagar reposição 11,36%

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato...

CRC/MT apresenta lista de municípios que estão com fundos irregulares

Vinte municípios de Mato Grosso estão impossibilitados de serem...

Ampliado o Prazo para Recadastramento no MTPrev Garantindo o Atendimento Integral aos Servidores

O prazo para o recadastramento junto ao MTPrev foi...
Feito com muito 💜 por go7.com.br