quarta-feira, 28, fevereiro, 2024
35 C
Cuiabá

Atuação da Auditoria Geral do Estado foi 98% preventiva em 2013.

Date:

A Auditoria Geral de Mato Grosso (AGE-MT) confirmou, em 2013, que a prevenção é a principal vertente de sua atuação. Isso porque 98% da produção na área de auditoria e controle teve foco preventivo na avaliação da gestão dos recursos públicos no Poder Executivo Estadual, o que resultou numa economia de R$ 240 milhões para o Governo.

Dos 2.916 documentos produzidos, 2.866 foram Recomendações, Orientações e Pareceres emitidos às secretarias e entidades com a indicação de melhorias nos procedimentos por áreas de gestão (aquisições, pessoal, obras, convênios, patrimônio, tecnologia da informação etc). Apenas 50 documentos foram Relatórios de Auditoria com apontamentos de impropriedades.

“A AGE tem uma atuação forte no gerenciamento de riscos e na prevenção a erros, falhas e possibilidades de desvios. Mais que identificar o erro, nossa meta é estudar os efeitos, as consequências e as causas, e que todo trabalho possa resultar em proposta concreta de aperfeiçoamento da administração pública”, ressalta o secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho.

Em relação aos objetos das produções, o destaque é para o monitoramento do pagamento a servidores/beneficiários com ocorrência de óbitos no sistema do Ministério da Previdência Social, avaliação da cessão de servidores, estudo sobre pagamento de indenizações e abono de permanência, monitoramento do sistema financeiro das secretarias, avaliação das metas dos hospitais gerenciados por Organizações Sociais de Saúde (OSS), atuação na prorrogação do contrato de locação de veículo, na licitação para contratação de empresa de telefonia fixa, na aquisição de medicamentos, entre outros.

Segundo José Alves, a posse de 29 novos auditores em 2013 e o uso de tecnologia da informação em auditoria contribuíram para o fortalecimento da atuação preventiva da AGE. “As nomeações de auditores no governo de Silval Barbosa superam em duas vezes as convocações ocorridas em toda a história de 35 anos da AGE-MT”, salienta.

Fonte: Assessoria de Imprensa SAD/MT

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Sefaz promove encontro para apresentar metodologia que será usada na elaboração das diretrizes orçamentárias de 2025

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) promoveu,...

Servidor da Área Meio é escolhido para compor Conselho do INSS por Ministro da Previdência Social

O Servidor da Área Meio, Antoine de Arruda Souza,...

Secretário adjunto da Seaf visita sede do Sinpaig

Nesta quarta-feira (21.02), o Sinpaig-MT teve a honra de...

Sinpaig é declarado como instituição de utilidade pública pela Câmara de Vereadores de Cuiabá

https://youtu.be/OyG7F1Qnjpk?si=BTDEJf4F54-kaUPZ Na última terça-feira, 20 de fevereiro, a Câmara de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br